Beleza: Scarlett Johansson e a Perfeição

scarlett_johansson

Quem pode olhar para Scarlett Johansson e não achá-la linda? Considerada uma das mulheres mais bonitas, talentosas e sensuais de Hollywood, Scarlett se tornou o centro de uma discussão cada vez mais recorrente; a imposição de um padrão de beleza perfeito.

Cenas do novo filme da atriz, onde ela aparece nua, vazaram (ou foram “vazadas”, nunca dá para saber) e geraram o maior bafafá. Tem quem se diga decepcionado com as formas da atriz, tem quem enalteça a beleza real, sem retoques de silicones, lipoaspirações e outras interferências, tem uma parcela da mulherada que ficou feliz em pensar que seu próprio corpo se parecia com o dela e que assim, poderia ser considerada bonita também e outras vertentes.

Penso que as mulheres atualmente, e também me incluo neste grupo, se sentem muito cobradas. Somos bombardeadas o tempo todo com imagens de mulheres que ostentam uma beleza olimpiana. Nas novelas, no cinema, nas revistas, em todo lugar, o padrão que é transmitido é o da magreza e o da perfeição.

E tem mais um detalhe; quando alguém faz sucesso mas não se enquadra nesta perfeição, se torna alvo de ataque. Vejo constantemente no instagram, as pessoas fazendo comentários grosseiros sobre o nariz, a boca, o tom do cabelo, mandando a pessoa emagrecer ou sugerindo algum procedimento cirúrgico e ainda tem comentários do tipo: “Tal pessoa é muito feia! Não entendo o sucesso dela!” Ou seja, a pessoa tem que ser perfeita e ponto final!

Meu marido cancelou a assinatura da revista Playboy há algum tempo atrás, depois de anos como leitor fiel; segundo ele, o padrão mudou, as mulheres apresentadas deixaram de ser reais. Além dos retoques do famoso photoshop, as intervenções plásticas e o estilo meio masculino e musculoso de muitas retratadas, tirou a graça da revista. Ao ver as fotos de Scarlett ele falou: “Me deu saudade do tempo em que as mulheres eram reais”.

Vou falar honestamente o que me veio a mente quando vi as fotos: Em um primeiro momento achei que com todos os recursos estéticos que ela dispõe poderia não ostentar aqueles pneuzinhos discretos, e que ela tinha uns culotes salientes, depois achei que as fotos e as poses eram pouco lisonjeiras, e automaticamente imaginei que aquele mesmo corpo me pareceria perfeito se estivesse em uma série de fotos bem produzidas, com iluminação e posições estudadas, depois pensei que nada disso faria diferença na hora que ela se arrumasse para a balada, com um vestido bonito, não seriam aqueles pneuzinhos que a impediriam de ser a mais bonita da festa, depois pensei que mesmo com estas poses desfavorecidas ela era sexy e conclui que seu corpo era muito bonito.

A polêmica foi parar nos trending topic do Twitter, mas a atriz, que atualmente espera seu primeiro filho e reside em Paris com o noivo, não se pronunciou. O certo é que as fotos consideradas por alguns jornais internacionais como “brutais”, serviu para promover o filme, que se chama “Under the Skin”,  ainda não tem título em português, mas está previsto para ser lançado no Brasil em maio.

Para ver mais algumas fotos clique AQUI.

De certa forma, achei meio libertador, e espero que mais ensaios fotográficos que fujam do “padrão perfeição” surjam, levantem questionamentos e deixem claro que todo tempo tem a sua própria estética, que o que foi bonito ontem, pode não ser amanhã, que todas nós estamos um pouco sujeitas aos padrões de beleza, mas que cada uma tem que saber seguir o padrão que mais combina com a própria beleza, aprender a valorizá-la e a se valorizar.

Beijos, beijos

Cris

@crisknuttz

Gostou deste post? Veja estes outros!

Kristen-Stewart_glamour_13nov14_rex_b_592x888_1[1] Rabo de Cavalo Duplo jennifer-lawrence Paola Gavazzi kaley-cuoco-cuts-hair[1]

Comentários via Facebook:

Deixe uma resposta