Poderia passar horas escrevendo sobre meu amor incondicional por este simples pedacinho de tecido, e sobre as inúmeras formas de usá lo, mas vou me concentrar no tema “lenços na cabeça” que é a maneira mais bacana de usar a peça no momento.
Vamos começar com as formas mais fáceis.

Jennifer Missoni
Faça como a atriz Jennifer Missoni e dobre o lenço até formar uma faixa, passe pela testa e amarre as pontas por baixo do cabelo. Combina com todo tipo de rosto, e pode ser usado até para compor um look mais arrumadinho. Detalhe importante: Deixe as orelhas cobertas, fica mais elegante e faz seu rosto aparentar mais fino. Se você fizer questão de usar brinco, deixe apenas a pontinha da orelha de fora, o suficiente para colocar a joia, que deve ser pequena para evitar o visual gipsy inspired.
Uma variação é passar o lenço por cima do cabelo e amarrar atrás. Fica um pouco mais informal.
Amarrar o lenço passando por cima do cabelo, já é bem mais descontraído e fica bonito para usar na praia, em um churrasco com os amigos.
Bem democrático também é passar o lenço par baixo deixando as pontas para cima, “torcer” no alto da cabeça formando um “nozinho” tipo aqueles dos turbantes e amarrar as pontas por baixo do cabelo. Observe o gráfico acima.

Jennifer Lopez
Acho muito chic o estilo chignon adotado frequentemente por Jennifer Lopez. Depois de passar o lenço pela cabeça, o coque é feito de forma que esconde o cabelo e usa o lenço para arrematar. Não é fácil de fazer e nem de usar,se o lenço for de seda escorrega pelo cabelo. Quando uso este estilo, geralmente na praia, prefiro um lenço de algodão. Veja o gráfico.
Com o lenço de algodão fica mais fácil.
Se seu cabelo for curto, faça como o desenho abaixo e dê o laço sem “pegar” o cabelo.
Uma alternativa que tem um charme anos 70 e um pé na pirataria, é cobrir a cabeça mas não fazer o coque, deixando as pontas do lenço caídas.
Dá para fazer tranças e outros penteados misturando os lenços com o cabelo,basta usar a imaginação. Na adolescência gostava de fazer um rabo de cavalo alto, passar o lenço ao redor do elástico, fazer uma trança usando o cabelo e o lenço, que depois podia ficar solta ou presa em forma de coque.
Você pode seguir o passo a passo abaixo, usar as pontas soltas, torcidas ou trançadas juntamente com o cabelo.
Para quem é mais irreverente o estilo abaixo cai super bem. Centralize o lenço já dobrado na nuca e segure as pontas para cima, dê um nô e depois esconda as pontinhas. Neste caso os lenços de tamanho pequeno e médio são mais indicados.
Para as mais garotinhas, o lenço ou bandana com as pontas formando um laço no alto da cabeça.
Para quem quer fazer o tipo Pin Up moderna, este estilo também funciona.
Para quem quer bancar a diva, e se inspirar no glamour do cinema, o lenço transpassando pelo pescoço ou amarrado com um lacinho logo abaixo do queixo é o modelo a ser copiado.
Quando vejo estas fotos, logo lembro dos filmes antigos onde a mocinha sai para fazer um passeio no carro conversível do galã e usa um lenço desse jeito. Mas também logo me vem a mente a cena do Diário de Bridget Jones onde a personagem de Renée Zellweger vai fazer uma viagem romântica com a personagem de Hugh Grant, em um carro conversível, e toda “se achando” coloca um lenço desta forma. Acontece que logo no começo da viagem um vento forte leva embora o lenço de Bridget e ela fica com os cabelos ao vento, então quando chega ao seu destino, seu cabelo está parecendo o do Urso do Cabelo Duro, personagem central do clássico desenho animado de mesmo nome dos anos 70. Então se você for passear de conversível, amarre bem o lenço.
Para usar no frio você pode se inspirar na chiquérrima Giovanna Battaglia e amarrar o lenço de forma que proteja o pescoço daquele ventinho frio que as vezes pode até deixar a garganta irritada e a voz um pouco rouca.

Giovanna Battaglia
Enfim, são tantas maneiras diferentes de usar, que com certeza você encontrará o jeito que combina melhor com seu estilo.
Gostou das dicas? Adote hoje mesmo!
Beijos.
@crisknuttz